quarta-feira, 19 de março de 2008

+ Dicriminação a Quem?!?!

Hoje eu não estou mto inspirada para escrever, mas fiz algo q não tenho mto costume: li um dakeles e-mails gerais, enviados para todos da lista. E nesse e-mail vinha um texto muito interessante sobre algo que volt'e meia me incomoda: a formação de cotas e criação de privilégios para a chamada "população discriminada".

Vou me dar o direito de transcrever aqui o texto que recebi:

DISCRIMINAÇÃO CONTRA OS BRANCOS

Ives Gandra da Silva Martins

Hoje, tenho eu a impressão de que o 'cidadão comum e branco' é agressivamente discriminado pelas autoridades e pela legislação infraconstitucional, a favor de outros cidadãos, desde que sejam índios, afrodescendentes, homossexuais ou se auto-declarem pertencentes a minorias submetidas a possíveis preconceitos.

Assim é que, se um branco, um índio ou um afrodescendente tiverem a mesma nota em um vestibular, pouco acima da linha de corte para ingresso nas Universidades e as vagas forem limitadas, o branco será excluído, de imediato, a favor de um deles. Em igualdade de condições, o branco é um cidadão inferior e deve ser discriminado, apesar da Lei Maior.

Os índios, que pela Constituição (art. 231) só deveriam ter direito às terras que ocupassem em 5 de outubro de 1988, por lei infraconstitucional passaram a ter direito a terras que ocuparam no passado. Menos de meio milhão de índios brasileiros - não contando os argentinos, bolivianos, paraguaios, uruguaios que pretendem ser beneficiados também - passaram a ser donos de 15% do território nacional, enquanto os outros 183 milhões de habitantes dispõem apenas de 85% dele. Nesta exegese equivocada da Lei Suprema, todos os brasileiros não índios foram discriminados.

Aos 'quilombolas', que deveriam ser apenas os descendentes dos participantes de quilombos, e não os afrodescendentes, em geral, que vivem em torno daquelas antigas comunidades, tem sido destinada, também, parcela de território consideravelmente maior do que a Constituição permite (art. 68 ADCT), em clara discriminação ao cidadão que não se enquadra nesse conceito.

Os homossexuais obtiveram, do Presidente Lula e da Ministra Dilma Roussef, o direito de ter um congresso financiado por dinheiro público, para realçar as suas tendências, algo que um cidadão comum jamais conseguiria.

Os invasores de terras, que violentam, diariamente, a Constituição, vão passar a ter aposentadoria, num reconhecimento explícito de que o governo considera, mais que legítima, meritória a conduta consistente em agredir o direito. Trata-se de clara discriminação em relação ao cidadão comum, desempregado, que não tem este 'privilégio',porque cumpre a lei.

Desertores e assassinos, que, no passado, participaram da guerrilha, garantem a seus descendentes polpudas indenizações, pagas pelos contribuintes brasileiros. Está, hoje, em torno de 4 bilhões de reais o que é retirado dos pagadores de tributos para 'ressarcir' àqueles que resolveram pegar em armas contra o governo militar ou se disseram perseguidos.

E são tantas as discriminações, que é de se perguntar: de que vale o inciso IV do art. 3º da Lei Suprema?

(Art 3º Constituem objetivos fundamentais da Republica Federativa do Brasil
IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem raça, sexo, cor , idade e quaisquer outras formas de discriminação.)


Como modesto advogado, cidadão comum e branco, sinto-me discriminado e cada vez com menos espaço, nesta terra de castas e privilégios.

Ives Gandra da Silva Martins é professor emérito das universidades Mackenzie e UNIFMU e da Escola de Comando e Estado do Exército e presidente do Conselho de Estudos Jurídicos da Federação do Comércio do Estado de São Paulo.


O fato aí relatado me dá uma sensação ao mesmo tempo de alívio, pois vejo q não sou a única a perceber tais coisas, mas tb remói ainda mais meus sentimentos de revolta ao ver essas situações acontecendo e todos achando lindo e maravilhoso.

Hj mesmo comentei com um amigo que as pessoas perderam a noção das coisas. Hj aconteceu um protesto da população, fechando estradas, pq a polícia impediu que continuassem a tirar areia de áreas proibidas. Isto é, neguinho tava protestando a favor de uma ação de degradação ambiental e contra uma ação (tardia, porém) louvável das autoridades em impedir algo ainda mais grave.

Que mundo é esse?!?!?!?!?!

É cada um por si?!?!

Salve-se quem puder!!!!

É deprimente! É uma falta de coerência, falta noção de sociedade, falta tudo!!!! Tudo que é correto, justo!! É uma inversão total de valores. É escandaloso! É assustador!! Onde vamos parar?!?!

Outro dia ouvi falar novamente daquela universidade Zumbi dos Palmares, onde há uma reserva de 50% de vagas para negros. Como se o motivo pelo qual a grande maioria da população pobre fosse negra por conta de discriminação racial! Nãoooo... qualquer aluno de ensino fundamental já deve saber que isso é é claramente explicado pela história. Os escravos foram libertos e sem ter eira-nem-beira, formaram favelas, tornando-se precursores de uma população pobre de maioria negra. Mas isso não foi fruto de discriminação. Oq aconteceu na verdade foi um descaso do poder em não dar assistência aos libertos e isso continua até hj!!! Está aí: escolas públicas péssimas, hospitais públicos deprimentes!!

O erro não está na cor, está no que é básico e deveria ser assegurado pelo governo. A cor de pele não define qm é capaz ou não e disso todos sabemos. Oq falta é estrutura para o desenvolvimento não só das classes pobres, mas de toda sociedade. Como um Todo "homogêneo" em seus direitos e deveres que nós devíamos ser.

Não faz sentido assegurar vagas a quem teve péssima formação a nível médio e fundamental!! Isso é uma cara-de-pau descarada das autoridades que sabem muito bem dos problemas das escolas públicas e querem "abafar" o caso com cotas!!! Que descaramento!!!!!

Mas oq mais me revolta nisso tudo é perceber que alguns se aproveitam o tom de pele ou uma descendência qlq para conseguir benefícios e facilidades.

É meus amigos... o "cada um por si" taí. Cada um que "se vire"!!!!

Eu vou continuar aqui. No meu humilde caminho: sem cotas, sem terras... eu que me resolva com meus antepassados alemães que fugiram de Hitler! Aliás... será que tem alguma indenização aos descendentes de judeus refugiados da Alemanha nazista?! Vai saber, né....

Resumo: Ser coerente em um mundo ao avesso, é duro!!!!!

Um comentário:

Gregory Vancher disse...

Concordo com tudo o que disse, e também sinto-me aliviado por ter alguém com o mesmo pensamento que eu. Já sofri o "preconceito" por cotas e perdi minha vaga para um aluno de alguma dessas cotas.

http://clik.to/otherside